);
Widget Image

Atendimento especializado e descomplicado em Medicina do Sono e Neurologia. Dormir bem é algo essencial para ter qualidade de vida.

Agende uma consulta clicando aqui!

Últimas postagens

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 - 17:00
ESTAMOS EM: MANAUS
CONTATO: (92) 99901-5080 / (92) 99192-3240 / (92) 3659-3240
SIGA-NOS:

Insônia e imunidade: você sabia que dormir mal pode afetar a sua imunidade?

Insônia e imunidade: você sabia que dormir mal pode afetar a sua imunidade?

pode ficar com a imunidade baixa e, por conta disso, adoecer com mais frequência. Por outro lado, dormir bem ajuda a aumentar as defesas do corpo, garantindo ao organismo mais proteção contra infecções e todo tipo de problema que compromete a saúde.

“Dormir pouco pode prejudicar o sistema imunológico. A privação de sono realmente causa um ‘estresse’, um sinal de alerta ao sistema imunológico, e, dependendo da cronicidade e frequência da insônia, predispõe o organismo a adoecer com mais facilidade”, afirma a alergista e imunologista Roberta Rodrigues.

Quanto maior o grau de privação de sono, mais comprometida fica a imunidade

Para exemplificar, a especialista cita um estudo do Instituto do Sono de São Paulo realizado com 30 pacientes com idades entre 18 a 20 anos durante uma semana. Foram estudados três grupos de jovens, cada um com um nível de privação de sono diferente. Os danos ao sistema imunológico variaram de acordo com o grau de privação do sono. O grupo 1, que dormiu normalmente, não teve alteração da imunidade. “Já o segundo grupo, que era acordado quando estava próximo da fase mais profunda do sono, apresentou diminuição de um anticorpo chamado imunoglobulina IgA, importantíssima na proteção do organismo contra invasão de patógenos.”, relata Dra. Roberta.

No terceiro grupo, que ficou sem dormir por dois dias, houve uma reação ainda mais intensa. Foi verificado um grande aumento de células de defesa do corpo, um importante sinal de inflamação sistêmica no organismo.

Em crianças, insônia pode ser ainda mais problemática  

Nas crianças, principalmente nas menores de 4 anos, que ainda têm o sistema imunológico imaturo, o desequilíbrio causado pela desregulação do sono, pela insônia, pode causar um desbalanço ainda mais importante no sistema imunológico do que nos adultos. Neste caso, é importante buscar medicamentos que estimulam a imunidade dos pequenos e tratamentos para a insônia.

Mas por que isso acontece?

A função do sono é restaurar. E um dos motivos pelos quais precisamos restaurar nossas energias é o fato de que, quando o corpo está descansado, sua imunidade aumenta. Logo, o cansaço e a fadiga favorecem o aparecimento de doenças relativas à baixa defesa do organismo.

A partir dessa premissa, foram feitas pesquisas para tentar comprovar se o sono de má qualidade estava relacionado ao aparecimento do resfriado. Os cientistas descobriram que as pessoas que se privam do direito de dormir o suficiente por noite ficam mais suscetíveis a adquirir a gripe.

Um estudo norte-americano traçou um paralelo entre o aparecimento do resfriado e as poucas horas de sono. Os pesquisadores concluíram que os indivíduos que dormem menos de sete horas por dia estão três vezes mais suscetíveis ao vírus causador da doença do que aqueles descansados por uma noite completa de restauração.

Assim, a privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade, os linfócitos, monócitos e macrófagos. Isso leva ao aparecimento de doenças infecciosas, câncer e diminuição do efeito das vacinas e tratamentos imunizantes.

Fonte: https://cuidadospelavida.com.br/

No Comments

Leave a Comment

Iniciar conversa