);
Widget Image

Atendimento especializado e descomplicado em Medicina do Sono e Neurologia. Dormir bem é algo essencial para ter qualidade de vida.

Agende uma consulta clicando aqui!

Últimas postagens

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 - 17:00
ESTAMOS EM: MANAUS
CONTATO: (92) 99901-5080 / (92) 99192-3240 / (92) 3659-3240
SIGA-NOS:
 

ACTIGRAFIA

A actigrafia é um método não invasivo de monitorização dos ciclos de repouso/atividade humana (Figura 15). Sendo assim, pode ser também utilizado para avaliação do ciclo sono e vigília humana (MIGUEL et al., 2013). A unidade é semelhante a um relógio de pulso. O actígrafo capta os movimentos corpóreos, fazendo uma inferência indireta sobre o tempo total de sono (TTS), a latência (LS) e eficiência do sono (EF) e da vigília após o início do sono (WASO).   Tem a vantagem em realização a polissonografia, pois além de ser mais barata  do que a PSG, é capaz de avaliar o ciclo sono-vigília ao longo de vários dias consecutivos. Alguns actígrafos mais modernos, captam também a temperatura e a luminosidade do ambiente.  Juntamente com o diário do sono, é considerada o padrão ouro para avaliação dos distúrbios do ritmos circadiano, quando é necessária a avaliação do sono por vários dias prolongados (MICHAEL et al., 2018).

 

Figura 15: Actigrafia

Figura 12: Actograma mostrando um padrão normal de sono vigília e um paciente de 50 anos. Ela dorme regularmente às 22:30-23:00 e acorda-se às 6:30h. O período de vigília é o escuro e o claro é o de sono.

A actigrafia é um exame simples para detectar alterações do sono e do ritmo circadiano e tem várias outras aplicações.

Os seres humanos alternam ciclos de sono e vigília diariamente guiados por marcadores externos e internos como sons, luminosidade, temperatura corporal e características individuais. Este padrão de alternância é chamado ritmo circadiano.

A actigrafia é um exame realizado por um equipamento semelhante a um relógio que detecta os movimentos do corpo.  O paciente utiliza o relógio continuamente durante determinado número de dias, geralmente uma semana, retirando-o apenas para o banho.  Ao final do teste o aparelho é conectado ao computador que gera um gráfico que permitirá ao médico, por meio de sua análise, estudar os períodos de descanso e atividade do paciente e acessar o diagnóstico de distúrbios de ritmo.

Dentre os vários distúrbios de ritmo temos o avanço de fase (tendência a dormir mais cedo que a maioria das pessoas, comum em idosos), o atraso de fase (comum em adolescentes, que ficam acordados madrugada a dentro, o jet lag (ocasionado por viagens intercontinentais e o shift lag ( que afeta os trabalhadores em turnos).

A actigrafia também é um instrumento auxiliar importante no diagnóstico de insônia, sonolência excessiva diurna, movimentos periódicos de membros e síndrome das pernas inquietas.

Pacientes acometidos de doenças psiquiátricas e neurológicas que afetam o padrão de sono também podem se beneficiar do exame.

A actigrafia é um teste complementar, que permite a mobilidade e rotina normal do paciente, incluindo exercícios. É um importante auxílio diagnóstico e na condução dos pacientes com problemas de sono.

Referência: http://www.otos.com.br