);
Widget Image

Atendimento especializado e descomplicado em Medicina do Sono e Neurologia. Dormir bem é algo essencial para ter qualidade de vida.

Agende uma consulta clicando aqui!

Últimas postagens

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 - 17:00
ESTAMOS EM: MANAUS
CONTATO: (92) 99901-5080 / (92) 99192-3240 / (92) 3659-3240
SIGA-NOS:

POLISSONOGRAFIA: Agende o seu exame conosco

POLISSONOGRAFIA: Agende o seu exame conosco

Conhecido como o exame do sono, a polissonografia recolhe informações importantes para o diagnóstico e tratamento da apneia do sono. O procedimento é realizado durante uma noite de sono, por meio de sensores colocados sobre a pele, que monitoram as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas.

A polissonografia é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores que transformam os dados em padrões que descrevem em detalhes como é o descanso do indivíduo.

Para que serve

Para investigar possíveis distúrbios do sono. Geralmente é solicitado quando há sintomas como sonolência diurna excessiva, distúrbios respiratórios como roncos e apneia, alterações do ritmo cardíaco e síndrome das pernas inquietas. A polissonografia também flagra doenças como insônia, sonambulismo, bruxismo, terror noturno, narcolepsia e pode ser útil até no diagnóstico de fibromialgia.

Como é feita

A pessoa vai dormir na clínica, em uma sala monitorada e confortável, com os sensores fixados pelo corpo de maneira que não atrapalhem a movimentação durante a noite. Tudo para não interferir no sono e na coleta de informações.

Em alguns casos, pode ser feita a polissonografia domiciliar, tecnologia relativamente nova que leva o teste à casa de quem não consegue dormir fora, por exemplo. O exame dura o mesmo tempo de uma noite de sono. Ou seja, oito horas em média.

Abaixo, dicas importantes para se preparar para o exame de polissonografia:

1- USE SHAMPOO NEUTRO

No dia do exame, lave a cabeça com um shampoo neutro e não utilize condicionador ou cremes, pois eles podem atrapalhar a aderência dos sensores que são ligados ao corpo. Homens também devem se barbear antes da polissonografia, para não impedir a fixação dos sensores.

2- LEVE O SEU TRAVESSEIRO E USE ROUPAS CONFORTÁVEIS

Não é regra, mas utilizar um travesseiro que você já está acostumado pode fazer com que durma melhor. O paciente também deve levar seus objetos pessoais, como escova de dente, pijama ou camisola. Invista em roupas confortáveis, de preferência as que não têm elásticos nos punhos e tornozelos.

3- MEDICAMENTOS

Mantenha o uso de medicamentos normalmente e leve-os para o laboratório. É necessário que o indivíduo informe os remédios utilizados nas últimas 72 horas. A suspensão deve ser feita apenas por solicitação médica.

4- CONSUMO DE CAFÉ, REFRIGERANTES E BEBIDAS ALCOÓLICAS

Evite o consumo de bebidas que contenham cafeína, como café, chás e refrigerantes, nas 24 horas anteriores ao exame de polissonografia. Além disso, é indicado que o paciente não faça ingestão de bebidas alcoólicas durante as 48 horas antes do procedimento.

5- GRIPE, TOSSE E FEBRE

Em casos de gripe, tosse, febre e outras queixas que fogem ao habitual, o exame não poderá ser realizado, pois os resultados podem ser alterados.

Fonte: https://www.cpaps.com.br/

No Comments

Leave a Comment

Iniciar conversa