POLISSONOGRAFIA: Agende o seu exame conosco
Conhecido como o exame do sono, a polissonografia recolhe informações importantes para o diagnóstico e tratamento da apneia do sono. O procedimento é realizado durante uma noite de sono, por meio de sensores colocados sobre a pele, que monitoram as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas.
A polissonografia é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores que transformam os dados em padrões que descrevem em detalhes como é o descanso do indivíduo.
Para que serve
Para investigar possíveis distúrbios do sono. Geralmente é solicitado quando há sintomas como sonolência diurna excessiva, distúrbios respiratórios como roncos e apneia, alterações do ritmo cardíaco e síndrome das pernas inquietas. A polissonografia também flagra doenças como insônia, sonambulismo, bruxismo, terror noturno, narcolepsia e pode ser útil até no diagnóstico de fibromialgia.
Como é feita
A pessoa vai dormir na clínica, em uma sala monitorada e confortável, com os sensores fixados pelo corpo de maneira que não atrapalhem a movimentação durante a noite. Tudo para não interferir no sono e na coleta de informações.
Em alguns casos, pode ser feita a polissonografia domiciliar, tecnologia relativamente nova que leva o teste à casa de quem não consegue dormir fora, por exemplo. O exame dura o mesmo tempo de uma noite de sono. Ou seja, oito horas em média.
Abaixo, dicas importantes para se preparar para o exame de polissonografia:
1- USE SHAMPOO NEUTRO
No dia do exame, lave a cabeça com um shampoo neutro e não utilize condicionador ou cremes, pois eles podem atrapalhar a aderência dos sensores que são ligados ao corpo. Homens também devem se barbear antes da polissonografia, para não impedir a fixação dos sensores.
2- LEVE O SEU TRAVESSEIRO E USE ROUPAS CONFORTÁVEIS
Não é regra, mas utilizar um travesseiro que você já está acostumado pode fazer com que durma melhor. O paciente também deve levar seus objetos pessoais, como escova de dente, pijama ou camisola. Invista em roupas confortáveis, de preferência as que não têm elásticos nos punhos e tornozelos.
3- MEDICAMENTOS
Mantenha o uso de medicamentos normalmente e leve-os para o laboratório. É necessário que o indivíduo informe os remédios utilizados nas últimas 72 horas. A suspensão deve ser feita apenas por solicitação médica.
4- CONSUMO DE CAFÉ, REFRIGERANTES E BEBIDAS ALCOÓLICAS
Evite o consumo de bebidas que contenham cafeína, como café, chás e refrigerantes, nas 24 horas anteriores ao exame de polissonografia. Além disso, é indicado que o paciente não faça ingestão de bebidas alcoólicas durante as 48 horas antes do procedimento.
5- GRIPE, TOSSE E FEBRE
Em casos de gripe, tosse, febre e outras queixas que fogem ao habitual, o exame não poderá ser realizado, pois os resultados podem ser alterados.
Fonte: https://www.cpaps.com.br/